terça-feira, 23 de outubro de 2012


JONAS MELLO - Severo Salgado Sales

MÁRCIA MARIA - Walquíria Peixoto Magalhães

DINA LISBOA - Veridiana Magalhães

ARLETE MONTENEGRO - Dora

WILSON FRAGOSO - Florêncio Magalhães

MARISA SANCHES - Letícia

CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO - Rudolph Wolfgang

ELIZABETH HARTMANN - Gertrude

MARIA ESTELA - Ofélia Peixoto Magalhães

PAULO FIGUEIREDO - Ricardo Alexandre

FLÁVIO GALVÃO - Daniel

GILMARA SANCHES - Loreta

CHICO MARTINS - Aquiles Peixoto

RUTHINÉIA DE MORAES - Ida Flag

WÁLTER PRADO - Rangel

FLAMÍNEO FÁVERO - Werner

OLNEY CAZARRÉ - Wagner

ETTY FRASER - Frida

ODAIR TOLEDO - Fritz

NORAH FONTES - Mercedes

OSMANO CARDOSO - Afonso

FELIPE LEVY - Leandro

OLÍVIA CAMARGO - Madalena

REGIANE RITTER - Cláudia

JACIRA SAMPAIO - Luzia

FRANCISCA LOPES - Edite

LEONOR NAVARRO

MIRO FERRI

ALDO BUENO

e

ROSA MARIA PESTANA - Laurinda

ANTÔNIO LEITE - Dr. Gomes

GLAUCE GRAIEB - Norma

AMÁLIA RODRIGUES

elenco da novela
 figurinhas da novela
 

 Sinopse
Numa mansão, num bairro elegante de São Paulo, a viúva Veridiana Magalhães vive com sua dama de companhia, Ida Flag, com o intrigante mordomo Afonso e com a copeira Luzia. Por não ter tido filhos, trata os sobrinhos com mimos em demasia. Por isso seus cunhados Ofélia e Florêncio, irmãos de seu falecido marido, a exploram do jeito que querem. Vivem às custas de Veridiana e ambicionam herdar sua fortuna.

Vindo de Portugal, Severo Salgado Sales - que lá chegara a cursar Medicina -, associa-se a Rudolph Wolfgang, um alemão bondoso, proprietário da Imobiliária Germânia. Rudolph é casado com Gertrude, a quem ele ama mas morre de medo, porque é um tremendo mulherengo. Ambos se tornam pais adotivos de Fritz, um menino negro que encontraram numa lata de lixo. A família se completa com a divertida e glutona Tia Frida.

Através dos negócios da imobiliária, Severo conhece Veridiana e, a partir daí, as coisas tomam novo rumo. Após atendê-la quando ela tem um infarto, e salvar-lhe a vida, Severo torna-se amigo e confidente da rica senhora, mostrando-lhe que ela age mal ao sustentar um monte de parasitas. Esta aproximação entre os dois desperta a antipatia de todos os familiares de Veridiana.

Apesar dos defeitos de Ofélia, Veridiana gosta dela pois sabe que ela é uma mãe dedicada, que vive para os filhos. Walquíria herdou os defeitos e qualidades da mãe. Está noiva do mau caráter Ricardo Alexandre e, a princípio, detesta Severo. Mas, por ironia, o português apaixona-se por ela. Os outros filhos de Ofélia, os gêmeos Wagner e Werner, são dois desocupados, não trabalham nem estudam. Contam com o péssimo exemplo de Aquiles Peixoto, o tio fofoqueiro, irmão de Ofélia.

No lar de Florêncio, as coisas não são diferentes. Ele é um homem acomodado, que tem problemas com bebida, casado com Letícia, mulher ambiciosa que toma as rédeas da casa. Assim como a mãe, Loreta é caprichosa e mandona, trata os outros bem ou mal conforme seus interesses. Tenta de todas as maneiras conquistar Daniel, o motorista de Veridiana. Ele é irmão de Dora, uma solteirona que julga-se feia e abandonada, pois tem uma perna defeituosa que a faz mancar. Ela apaixona-se por Florêncio mas não sabe lutar por ele. Ao fim, por amor a Dora, Florêncio vence a dependência alcoólica e se separa da mulher.



  **************Um sucesso que desbancou a novela concorrente no horário na Globo, Cuca Legal.

Meu Rico Português  foi a primeira das últimas três novelas do autor/diretor Geraldo Vietri na Tupi, em que o protagonista era interpretado por Jonas Mello, que contracenava com Márcia Maria - as outras foram Os Apóstolos de Judas (1976) e João Brasileiro, o Bom Baiano (1978).

A fórmula lembrava demais Antônio Maria, que Vietri levara ao ar em 1968. Havia até problemas escusos que o personagem principal, Severo (Jonas Mello), tinha com outra mulher deixada em Portugal - como em Antônio Maria.

Devido ao excesso de trabalho, Vietri adoeceu, sendo substutuído durante uma semana por Paulo Figueiredo no texto, e Carlos Zara, na direção.
  

Nenhum comentário: