quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Profeta


O Profeta foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Tupi e exibida de 24 de outubro de 1977 a 29 de abril de 1978 às 20h. Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Antonino Seabra.
Enredo

Na história, Daniel era um paranormal que via o passado e previa o futuro. Quando era criança, teve a visão de que o cunhado, João Henrique, traía sua irmã, Ester, com uma moça loura. Ester acabou se separando do marido. A moça loura era na verdade um espírito que acompanhava João Henrique. Este fato despertou o ódio de João Henrique por Daniel. Quando adulto, sua paranormalidade aumentou e ele passou a usá-la em benefício próprio, em vez de ajudar as pessoas.
Daniel abriu um consultório e se apresentou em vários programas na televisão. Ficou rico, importante e frio. Sua paranormalidade era explicada através da psiquiatria, pelo doutor Michel, por uma mãe-de-santo, Zulmira, pelo espiritismo kardecista, através de seu pai, Francisco, e pelo catolicismo, pelo tio padre Olavo.
Daniel era tão obcecado pelo poder que não percebeu a traição de João Henrique, que, para se vingar de sua separação, tornou-se seu amigo e o denunciou à policia.
Ao mesmo tempo, envolveu-se com Sônia, noiva de Murilo, seu melhor amigo. Ele previu a morte do rapaz, mas foi acusado de tê-la provocado para ficar com Sônia. Envolveu-se também com a fútil Ruth, que só queria um marido rico. E não percebeu a paixão de Carola, uma moça feia, desengonçada e problemática. Ao final, Daniel foi preso, atormentado com seus poderes, e desejando ser um homem simples como todo mundo ao lado de Carola.
 

Elenco
 
Carlos Augusto Strazzer - Daniel
Débora Duarte - Carola
Elaine Cristina - Sônia
Glauce Graieb - Ruth
Rolando Boldrin - João Henrique
Cláudio Corrêa e Castro - Clóvis
Márcia de Windsor - Maria Luísa
Ana Rosa - Ester
Abrahão Farc - Piragibe
Aldo César - Francisco
Carminha Brandão - Celina
Irene Ravache - Teresa
John Herbert - Heitor
Roberto Maya - Dr. Michel
Luiz Carlos de Moraes - Padre Olavo
Walter Prado - Murilo
Yolanda Cardoso - Zulmira
Jacques Lagôa - Paulito
Rildo Gonçalves - Jarbas Figueroa
Eudóxia Acuña - Maria
Léa Camargo - Joana
Régis Monteiro - Tony
Suzy Camacho - Mariúcha
Ana Luiza Lancaster - Analu
João Acaiabe - Pai Romão
David José - Armando
Marta Volpiani - Gigi
Wilma de Aguiar - Aparecida
Assunta Mantelli - Isaura
Janice Barreto - Sueli
Rosamaria Seabra - Marion
Marcos Granado - Gerente
Paulo Figueiredo - Eduardo
Paulo Goulart - Coronel
Sílvio Rocha
Walter Forster
Zanone Ferrite
Sílvio Francisco
 



Esta trama foi mais uma mostra do potencial de Ivani Ribeiro ao desenvolver suas novelas. Dois anos antes, ela tinha escrito A Viagem, a primeira telenovela a tratar do espiritismo, para a mesma emissora, e então, voltava ao tema.
O ator Carlos Augusto Strazzer ganhou, por esse trabalho, o Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, de melhor ator de 1977.

O Profeta se beneficiou do insucesso da novela das oito da Rede Globo à época, Espelho Mágico, e chegou a superar a audiência da novela seguinte da Globo, O Astro, fato bastante explorado pela imprensa da época.
Retomava o misticismo de outras tramas de Ivani, como em O terceiro pecado, Os estranhos e A viagem.
O personagem Daniel, um dos mais marcantes da carreira de Carlos Augusto Strazzer (que, a exemplo da autora, também era um adepto da doutrina do espiritismo), foi usado como referência para muitos outros paranormais da televisão.
Quando Ivani começou a escrever O Profeta, Strazzer estava no ar na telenovela Éramos seis, na qual interpretava Carlos, o filho mais velho da protagonista Dona Lola (Nicette Bruno). A emissora comunicou aos autores de Éramos seis, Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, que precisavam de Strazzer ou Carlos Alberto Riccelli (que vivia Alfredo, irmão de Carlos) para protagonizar O Profeta. Assim, os autores mataram Carlos na história, a exemplo do que ocorria no romance original que inspirou a novela, e liberaram o ator.
A telenovela contou com a participação do então arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, fato celebrado à época como um grande acontecimento. Além dele, também contou com representantes de outras religiões, como o médium espírita Chico Xavier.
A apresentadora Hebe Camargo também teve uma participação especial na telenovela, recebendo o protagonista em seu programa.
O Profeta foi reapresentada pela TV Tupi no horário nobre, em 1980, e ganhou uma nova versão em 2006 com texto adaptado por Thelma Guedes e Duca Rachid, 

e supervisionado por Walcyr Carrasco.
 
  A principal curiosidade é a inclusão do tema de abertura (“O Profeta” por Briamonte and Jet Music Band) nesse álbum. Geralmente as canções de abertura figuram nas trilhas nacionais.
O Profeta(internacional) :01. O PROFETA - Briamonte and Jet Music Band (tema de abertura)02. NATURE BOY - George Benson
03. TROUBLE MAKER - Roberta Kelly
04. YES SIR, I CAN BOOGIE - Mary McCann
05. MY WORLD (KEEPS GETTING SMALLER EVERYDAY) - Koffee N' Kreme
06. EVERYTHING YOU ARE - Dennis East
07. FACE TO FACE - Nevil
08. EVERYTHING HAPPENS FOR A REASON - The Floaters
09. KEEP MOVING RIGHT ON - Tony Pacino
10. TRYING - Maria Thereza
11. NON SI PUÓ MORIRE DENTRO - Lucio Guccini
12. AIR LOVE - Lena Zavaroni
13. FEELS LIKE THE FIRST TIME - Foreigner
14. I'M JUST A MAN - Kramer




Antônio Marcos, o galã cantor da época, abre o disco com “Quem dá mais”. Canção romântica que fala sobre visões do futuro, casando perfeitamente com a história da trama, a trajetória de um homem com poderes paranormais. Ana Mazotti, que em alguns momentos lembra Marília Barbosa e em outros, Elis Regina, vem logo depois com a belíssima “Canto de Meditação”. Seguindo os caminhos esotéricos da trama de Ivani Ribeiro, Luiza Maura (impossível não ouvir sem lembrar de Clara Nunes), canta “Terreiro dos Orixás”, uma das melhores canções do álbum. “Jura Secreta”, linda canção de Abel Silva interpretada por Simone, também faz parte do álbum.

Nenhum comentário: