domingo, 16 de setembro de 2012

 


A primeira emissora de TV do Brasil, a Rede Tupi de Televisão, pode retornar em breve, caso seja realizado de fato, um acordo seja realmente fechado entre os diretores dos “Diários Associados”, antigo proprietário da TV Tupi, e o Ministério das Comunicações.
Apesar da falência e do fechamento de diversas emissoras que compunham a Rede Tupi de Televisão, ocorrido em 16 de julho de 1980, ainda durante o regime militar, informações não confirmadas indicam que o grupo “Diários Associados”, fundado pelo inesquecível Assis Chateaubriand, estaria interessado em adquirir a massa falida da Rede Manchete de Televisão, que pertenceu a Adolpho Bloch.
De acordo com informações obtidas junto a funcionários do próprio “Diários Associados”, e que hoje é o sexto maior conglomerado de empresas de comunicação do Brasil. Atualmente a empresa conta com 50 veículos de comunicação, assim distribuídos: 15 jornais, 12 emissoras de rádio, oito emissoras de televisão, nove Portais de Notícias, cinco outros sites de variedades, cinco outras empresas, além da Fundação Assis Chateaubriand.
Segundo matéria veiculada em 20 de fevereiro deste ano, pelo Portal www.redetupi.com, os diretores do conglomerado de empresa estariam interessados em colocar em funcionamento a extinta Rede Tupi de Televisão, que teria sido fechada arbitrariamente pelos militares, já que as dificuldades financeiras eram de fácil solução.
Em breve mais informações

10 comentários:

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Defendo que a volta de uma empresa tem que ter algum vínculo com elementos do passado, senão não é volta, mas uma jogada de marketing. A Rede Manchete, que foi muito boa, para voltar tinha que ter algum vínculo com o grupo Bloch, ou com um dos seus acionaistas. Com o grupo é impossível porque este não existe mais. Por isso eu entendo absolutamente viável a VOLTA DA TV TUPI, porque o grupo Diários Associados sobreviveu, e tem oito emissoras de tv. Portanto, continuam no ramo de tv. Qualquer uma delas pode legitimamente receber o nome de Tv Tupi. A volta seria um sucesso. Basta saber se o grupo tem "bala" para isto, mesmo que emissora fosse mediana. Neste sentido, creio que nenhuma outra emissora possa efetivamente voltar. Talvez a antiga Record, com os Machado de Carvalho. Mas a família já não tem mais "bala". O único que se saiu bem foi o Tutinha que saiu da sociedade da Tv Record e ficou com as cotas da Rádio Panamericana, que ele transformou, muito bem, de Rádio Jovem Pan.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Se a Tv Tupi voltasse entendo que ela devia começar pelo Rio de Janeiro. Lá o grupo D. A. está relativamente estruturado. A Rádio Tupi é um sucesso, e a Nativa carioca vai bem. O Jornal do Commércio é conceituado, embora segmentado para notícias de economia (deveriam nacionalizar a circulação do jornal). Além do mais, os D. A. do Rio têm um grande prédio, que tem até um mural do Portinari na portaria. Daria perfeitamente para receber a Tv Tupi (notícias de que o D. A pretende vender o prédio para o Comitê Olímpico e ir para prédio em lugar melhor e menor). De qualquer forma a base é muito boa para a volta da Tv Tupi, nem que fosse uma emissora alternativa, mesmo em canal fechado. Creio que o único problema seria querer dar as caras justamente na meca da Globo.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Anônimo - segundos atrás
Os Diários Associados são, hoje, uma grupo ainda forte, mas não o suficiente
para investir em uma rede nacional de TV. Eles não têm cacife para isso.
Mas o problema não é nem esse. Se eles quisessem, podeiriam procurar uma parceria ou algo assim. O problema é falta de interesse dos atuais
condôminios dos D. A. mesmo. Afinal, está bom do jeito que
está mesmo. A retirada mensal de cada um está garantida, dá pra viver.
Então dwixa assim mesmo, do jeito que está. Nada de investir em TV. Acho que é isso que eles pensam.Coisa que não tem "dono", gente, não vai pra frente. Acho que essa foi uma das causas do fim da TV Tupi. Acho que é o caso de os D. A. hoje, de terem se acomodado. Está bom do jeito que está e pronto.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Como disse em outra ocasião, os D. A. é a única modalidade de sociedade que o morto continua dono. Chateaubriand ficou com a empresa e colocou "gerentes" para administrar o grupo. Deve existir uma sessão de saravá na sede em Brasília e Chatô dá as diretrizes, pois como é possível ainda o grupo existir, e ser relativamente forte, com este tipo de sociedade? Vejam. O grupo somente foi pacificado com uma decisão do STJ em 2010. Até então não se sabia que era os "donos" do grupo. Como pode ter existido tanto tempo sem se saber quem eram os "manda-chuvas"? Só pode ser outra matrerice do Chateaubriand. Mas nesta situação acredito na volta da Tv Tupi, e não na Rede Tupi. Esta absolutamente não dá! Mas a Tv Tupi, e no Rio de Janeiro, é absolutamente viável (em SP não tem mais nada dos D.A.). Também sempre tive o mesmo entendimento do Gilmar. Para a volta da Tv Tupi é necessária uma parceria. Prá que um empresário de mídia deve começar uma marca nova de tv se a TV TUPI é ainda uma das marcas mais fortes do ramo? ´Melhor é se juntar com os D. A. A volta da Tv Tupi daria um marketing enorme, até porque atingiria a memória afetiva do brasileiro.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Tudo converge em benefício da volta da Tv Tupi do Rio de Janeiro. Lá já tem boa sede. As rádios Tupi e Nativa podem dar suporte para a tv, inclusive na programação. O Jornal do Commércio também pode dar suporte jornalístico para a tv, embora seja especializado em economia. O condômino de lá parece, por incrível que pareça, bastante atuante. Além do mais, o Rio de Janeiro, para bem do Brasil, está se reerguendo economicamente. E a Tv Tupi foi, tanto quanto em SP, muito querida no Rio. Claro que seria uma tv regional no começo. Mas aos poucos a emissora reaprenderia a fazer tv. É como a Alterosa, que lentamente está produzindo. O programa Zoom é um bom programa. Depois de alguns anos, aí, sim, poderia se cogitar da volta da Rede Tupi.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...


A rede tupi de televisao pode retornar,sendo administrada por outra empresa?
olá a todos, só por curiosidade, digamos que um magnata das comunicaçoes(sem ser familia marinho e silvio santos entre outros conhecidos),resolva abrir uma emissora de tv,com otima qualidade, boa programaçao entre outros,ja conseguindo uma concessao(sem ser do SBT,é claro) do governo federal para funcionar e tudo mais!,mas so falta uma coisa ""o nome"",e ele resolva dar continuidade ao legado de assis chatobriant,ele pode fazer isso?,seguindo corretamente as normas judiciais.
Quem ele devia procurar para se associar ou comprar a marca,a Diarios associados(fundadora) ou o Silvio Santos(de quem comprou a concessao) ?
´So por curiosidade ! me respondam essa! obrigado!!
a quem ele podia associar ou comprar a marca

11 meses atrás
Denuncie

Rafael S.F.C Rafael S.F.C
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
SERIA OTIMO TER MAIS UMA EMISSORA DE TV NA BRIGA , KKKKKKKKKKK IA SER GLOBO X RECORD SBT X TUPI , BAND X REDE TV , TV GAZETA X TV CULTURA , MTV X ESPORTE INTERATIVO KKKKKKKKKKKK

11 meses atrás
Denuncie

Avaliação do autor da pergunta:
4 de 5
Comentário do autor da pergunta:
obrigado a todos,tambem como vcs gostaria muito que ela voltasse, mas minha pergunta continua na duvida se um empresario resolva abrir a tupi quem ele devia procurar para ter autorizaçao? o silvio santos( que comprou a concessao) ou a Diarios associados ( que é a fundadora) ?

Outras Respostas (4)

Rafa Rafa
Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
Se a TV Tupi voltar, a Record tá lascada, ela já anda mal das pernas, com outra emissora como a Tupi na briga, Edir Macedo vai "ca.gar" sangue, não daria 1 ano pra Tupi tirar a Vice-Liderança da Recobosta....
Editado 11 meses atrás
Denuncie
yezdegird yezdegir...
Bem essa nao sei responder nao! ,mas seria bacana ver a pioneira de volta ao AR!
e se for boa mesmo! quem sabe nao quebraria um pouco essa crista da globo!
11 meses atrás
Denuncie
Célio Andrade Célio Andrade
seri uma ótima ideia se a tv tupi voltar.na epoca da tupi,a tv brasileira era muito melhor do que hoje em dia.
11 meses atrás
Denuncie
SBT GUHH SBT GUHH
TOMARA QUE VOLTE,PARA ACABAR COM A REDE RECOPIA

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

eu entendo absolutamente viável a VOLTA DA TV TUPI, porque o grupo Diários Associados sobreviveu, e tem oito emissoras de tv. Portanto, continuam no ramo de tv. Qualquer uma delas pode legitimamente receber o nome de Tv Tupi. A volta seria um sucesso. Basta saber se o grupo tem "bala" para isto, mesmo que emissora fosse mediana. Neste sentido, creio que nenhuma outra emissora possa efetivamente voltar.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Se a Tv Tupi voltasse entendo que ela devia começar pelo Rio de Janeiro. Lá o grupo D. A. está relativamente estruturado. A Rádio Tupi é um sucesso, e a Nativa carioca vai bem. O Jornal do Commércio é conceituado, embora segmentado para notícias de economia (deveriam nacionalizar a circulação do jornal). Além do mais, os D. A. do Rio têm um grande prédio, que tem até um mural do Portinari na portaria. Daria perfeitamente para receber a Tv Tupi (notícias de que o D. A pretende vender o prédio para o Comitê Olímpico e ir para prédio em lugar melhor e menor). De qualquer forma a base é muito boa para a volta da Tv Tupi, nem que fosse uma emissora alternativa, mesmo em canal fechado.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Rafael Ximenez -
Como disse em outra ocasião, os D. A. é a única modalidade de sociedade que o morto continua dono. Chateaubriand ficou com a empresa e colocou "gerentes" para administrar o grupo. Deve existir uma sessão de saravá na sede em Brasília e Chatô dá as diretrizes, pois como é possível ainda o grupo existir, e ser relativamente forte, com este tipo de sociedade? Vejam. O grupo somente foi pacificado com uma decisão do STJ em 2010. Até então não se sabia que era os "donos" do grupo. Como pode ter existido tanto tempo sem se saber quem eram os "manda-chuvas"? Só pode ser outra matrerice do Chateaubriand. Mas nesta situação acredito na volta da Tv Tupi, e não na Rede Tupi. Esta absolutamente não dá! Mas a Tv Tupi, e no Rio de Janeiro, é absolutamente viável (em SP não tem mais nada dos D.A.). Também sempre tive o mesmo entendimento do Gilmar. Para a volta da Tv Tupi é necessária uma parceria. Prá que um empresário de mídia deve começar uma marca nova de tv se a TV TUPI é ainda uma das marcas mais fortes do ramo? ´Melhor é se juntar com os D. A. A volta da Tv Tupi daria um marketing enorme, até porque atingiria a memória afetiva do brasileiro.

Enrique Elson Lee © 2018 disse...

Tudo converge em benefício da volta da Tv Tupi do Rio de Janeiro. Lá já tem boa sede. As rádios Tupi e Nativa podem dar suporte para a tv, inclusive na programação. O Jornal do Commércio também pode dar suporte jornalístico para a tv, embora seja especializado em economia. O condômino de lá parece, por incrível que pareça, bastante atuante. Além do mais, o Rio de Janeiro, para bem do Brasil, está se reerguendo economicamente. E a Tv Tupi foi, tanto quanto em SP, muito querida no Rio. Claro que seria uma tv regional no começo. Mas aos poucos a emissora reaprenderia a fazer tv. É como a Alterosa, que lentamente está produzindo. O programa Zoom é um bom programa. Depois de alguns anos, aí, sim, poderia se cogitar da volta da Rede Tupi.