segunda-feira, 2 de abril de 2012

O último ano da Tv Tupi



1979 foi o último ano da Rede Tupi de Televisão. Mesmo já enfrentando uma difícil situação financeira (agravada pelo prejuízo tido com o remake de “O Direito de Nascer”), a rede Associada produziu e exibiu uma novela que é considerada até hoje como uma das melhores de todos os tempos: “Gaivotas”, de Jorge Andrade. A trama reuniu um elenco de primeira e que tinha nomes como, por exemplo, Rubens de Falco, Cleyde Yaconis,Yoná Magalhães, Paulo Goulart e Edson Celulari (ainda em começo de carreira).


Gaivotas (TV Tupi, 1979) foi a última novela de Cleyde Yáconis na emissora paulista. A novela marcou o reencontro de Cleyde com o velho amigo dos tempos de TBC, o grande escritor Jorge Andrrade. Lídia, sua personagem era uma mulher avançada, para quem a idade nada significava. Mais um grande momento da atriz na televisão.




Outras tramas foram apresentadas durante aquele ano pela emissora pioneira. Elas já não contavam com grandes verbas mas inovavam ao abordarem temas extremamente polêmicos para a época, como divórcio (“Como Salvar Meu Casamento”) e perseguição política (“Dinheiro Vivo”).
A queda da Tupi foi a grande chance para o crescimento da Bandeirantes. O canal da família Saad investiu na produção nacional e contratou vários dos grandes nomes da emissora concorrente, a começar pelo diretor Walter Avancini que, juntamente com Guga de Oliveira, começou um grande trabalho de reativação do núcleo de teledramaturgia da emissora. Em 1979, foi lançado o marco inicial de uma fase muito interessante da história da Bandeirantes e que seria marcado pela subida da rede à vice-liderança nacional: era a novela “Cara a Cara”, de Vicente Sesso.
A trama girava em torno de Ingrid (Fernanda Montenegro), uma milionária que vem ao Brasil em busca de seu filho que havia nascido durante a II Guerra Mundial. A história também falava da decadência de uma tradicional família da aristocracia paulista que, para manter-se rica, obriga a filha Regina (Débora Duarte) a casar-se com o fazendeiro Tonho (David Cardoso).

Nenhum comentário: