quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Direito de Nascer (1964)TV Tupi

O Direito de Nascer (1964)TV Tupi
 
♥♥ O direito de nascer foi uma telenovela brasileira exibida pelas emissoras TV Tupi e TV Rio entre 7 de dezembro de 1964 e 13 de agosto de 1965.
O original de Felix B. Caignet teve adaptação de Thalma de Oliveira e Teixeira Filho, dirigida por Lima Duarte e José Parisi.
Outras duas versões foram ao ar: em 1978, pela Rede Tupi, e em 2001, pelo SBT.
Trama
Na sociedade moralista de Havana, capital de Cuba, no início do século XX, a jovem Maria Helena engravida do noivo Alfredo e, diante da recusa do rapaz em assumir o filho, torna-se mãe solteira. A criança será alvo do ódio do avô, o poderoso Dom Rafael. Após o nascimento, temendo as represálias do velho, a criada negra Dolores foge com o bebê, que batiza como Alberto. Depois disso, desgostosa, Maria Helena se recolhe a um convento, e passa a atender por Sóror Helena da Caridade. Sempre fugindo, Dolores cria o menino e ele, já crescido, forma-se em medicina. O destino leva Alberto à família que desconhece, para desespero de Mamãe Dolores. Albertinho se apaixona, sem saber, por sua prima Isabel Cristina, e acaba salvando a vida do avô que o amaldiçoara no passado.
Elenco
Nathália Timberg .... Maria Helena de Juncal (sóror Helena da Caridade)
Amilton Fernandes .... Albertinho Limonta
Isaura Bruno .... Mamãe Dolores
Elísio de Albuquerque.... dom Rafael de Juncal
Guy Loup .... Isabel Cristina
José Parisi .... dom Jorge Luís
Maria Luiza Castelli .... Conceição
Vininha de Moraes .... Dorinha
Rolando Boldrin .... dom Ricardo
Henrique Martins .... Alfredo Martins
Luiz Gustavo .... Oswaldo
Oswaldo Loureiro
Meire Nogueira
Marcos Plonka
Verinha Campos
Genésio de Carvalho
Aída Mar
Curiosidades
"El derecho de nacer" é originalmente uma radionovela cubana escrita por Felix B. Caignet, na década de 40.
Antes de ser adaptada para a televisão no Brasil, já tinha sido sucesso no rádio na dácada de 50.
Demonstrando a falta de organização que havia na televisão brasileira na época, O direito de nascer foi produzida pela TV Tupi de São Paulo e pela TV Rio do Rio de Janeiro. Nesta cidade concorrendo com a própria TV Tupi carioca, um contrasenso.
As tevês Tupi carioca e paulista tratavam-se como concorrentes, cada uma com suas próprias produções. A Tupi carioca recusou-se a co-produzir a novela.
A novela transformou os atores em grandes astros. O último capítulo foi transmitido ao vivo do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e no dia seguinte, do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Nos dois dias o público compareceu em peso, numa das maiores ovações a artistas populares de que se tem notícia.
O ator Henrique Martins, que em 1964 vivia Alfredo, na versão de 1978 na versão de 1978 (também na Tupi agora em cores)retornaria, mas com outro personagem: Ricardo, marido de Dorinha, a irmã da Sóror Helena.
O sucesso da personagem Isabel Cristina foi tanto, que após a novela a atriz Guy Loup trocou o nome para Isabel Cristina por algum tempo.
Estima-se que o último capítulo, no qual Mamãe Dolores (Isaura Bruno) revela para Albertinho Limonta (Amilton Fernandes) quem são seus verdadeiros pais, teve 1,5 milhão de telespectadores.
Não existe mais nenhum capítulo da novela. Tudo foi apagado e o que restou foram apenas imagens do encerramento no Maracanãzinho em agosto de 1965.
As imagens existentes são provenientes de cinejornal. Neste caso, os cinejornais eram sobre o sucesso da novela e utilizavam algumas os tapes com cenas da novela, existindo mais ou menos 15 cinejornais sobre a novela.

Nenhum comentário: