segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Novela da Tupi que nunca foi ao ar com Eva Wilma(porque a Tupi fechou seu departamento de novelas)



Reportagem de uma edição da Contigo de 1980 sobre a novela Maria Nazaré (Reprodução)

Quando a Tupi saiu do ar, em 14 de julho de 1980, já não existia programação. Em fevereiro do mesmo ano, o departamento de teledramaturgia foi extinto, fazendo com que as novelas "Como Salvar meu Casamento" e "Drácula" saíssem do ar inacabadas. O que pouca gente sabe é que existe uma terceira novela prejudicada. Teixeira Filho, autor de sucessos como "Ídolo de Pano" e "A Pequena Órfã", escrevia, ao lado do filho, Cleston Teixeira, desde 1979, a novela "Maria de Nazaré". Um grande trabalho de pesquisa para a produção da novela foi realizado por Cleston no Nordeste. Além disso, foi construída uma cidade cenográfica em Itu (SP), onde foram gravadas algumas cenas. A história nunca chegou a ser utilizada em trama qualquer.

A personagem principal de "Maria de Nazaré", como contou Cleston em entrevista exclusiva ao TH seria uma mistura de Maria Bonita com Joana D'arc. "Era a história da moça da cidade que vai para o campo em busca de um caminho espiritual e encontra no amor por um líder de um grupo cangaceiro o caminho para exercer com as próprias mãos a justiça divina".

A idéia de Teixeira Filho era envolver a família e os que conheciam Maria de Nazaré na sua cidade de origem - que seria Salvador (BA) ou Recife (PE) - na trama sócio-econômica-militar em que a novela desembocaria, com previsão para mais de 250 capítulos. O cangaceiro seria Carlos Augusto Strazzer, e Maria de Nazaré seria Eva Wilma, os principais artistas da casa na época.

Mas será que a novela ajudaria a aliviar a crise da Tupi, que estava em fase terminal? Cleston afirma que o problema não era Ibope. "Era um segundo lugar tranqüilo. O problema era gerenciamento mesmo. As retiradas dos membros do Condomínio dos Diários Associados caíam como verdadeiros tsunamis, arrastando tudo o que havia", explica.

Nenhum comentário: