sexta-feira, 4 de janeiro de 2013



O Machão (também chamada O Machão - Um Exagero de Homem) foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de fevereiro de 1974 a abril de 1975. Foi a terceira telenovela de maior duração da história da televisão brasileira, com 371 capítulos, perdendo apenas para Redenção, da TV Excelsior, com 596 capítulos, exibida entre 1966 e 1968 e Os Imigrantes, da TV Bandeirantes, com 459 capítulos, exibida entre 1981 e 1982. Foi escrita por Sérgio Jockyman, com argumento de Ivani Ribeiro, e dirigida por Luiz Gallon.

Foi inicialmente transmitida em preto-e-branco, passando a ser exibida em cores a partir de 1º de julho de 1974.Trama

Na iminência de perder suas terras, o rude Petruchio recebe uma missão aparentemente impossível: domar Catarina, uma jovem que é uma megera, e que além de temperamental tem aversão a casamento. Filha de um rico fazendeiro, mas feminista convicta em plena década de 20, Catarina afasta e espanta todos os seus pretendentes.Elenco

Antônio Fagundes - Petrucchio
Maria Isabel de Lizandra - Catarina
Rogério Márcico - Batista
Lisa Vieira - Bianca
Flávio Galvão - Edmundo
João José Pompeo - Cornélio
Irene Ravache - Dinorá
Yara Lins - Dona Josefa
Jacques Lagôa - Heitorzinho
Abrahão Farc - Calixto
Etty Fraser - Mimosa
John Herbert - Mário Maluco
Liana Duval - Lili Abrantes
Edgard Franco - Celso
Walderez de Barros - Serafina
Yara Lins - Josefa
Marcos Plonka - Fritz
Cleyde Ruth - Candinha
Roberto Bolant - Inácio
Elias Gleizer - Comendador
Riva Nimitz - Rosa
Chico Martins - Armando
Tereza Sodré - Jandira
Older Cazarré - Cizânio
Ruthinéa de Moraes - Leonor
Henrique César - Rachid
Paulo Hesse - Doutor Valcourt
Clarisse Abujamra - Santuza
Curiosidades:
*A TV Tupi chamou para a telenovela todos os seus grandes contratados e muitos casais na vida real, já que os atores Antonio Fagundes e Clarisse Abujamra, Etty Fraser e Chico Martins, Ruthinéa de Moraes e João José Pompeo e Riva Nimitz e Henrique César eram casados.
*O Machão era baseada na telenovela A indomável, de Ivani Ribeiro, que a extinta TV Excelsior exibira em 1965. Os quarenta primeiros capítulos foram aproveitados, como se fosse um remake. A partir daí, Jockyman assumiu o texto e transformou O machão em seu maior sucesso na televisão. A idéia era aproveitar a química do casal formado por Maria Isabel de Lizandra e Antonio Fagundes, que vinha de Mulheres de areia, também de Ivani, em tipos semelhantes.

O Tudo a Ver com a Tina Roma irá estrear neste domingo (06), e como o novo programa veio tirar o lugar do “Tudo é Possível”, pode ser que conquiste o público por ser algo novo e diferente.

Segundo algumas pessoas próximas de diretores da Record, eles afirmam que não será nada igual ao extinto Tudo a Ver diário na Record, Tina Roma contou no Twitter que o público vai gostar e divulgou fotos dela, e atrás dela várias pessoas sentadas com uma luz de fundo escuro.


Nenhum comentário: