domingo, 6 de janeiro de 2013

Rita Lee

visitantes


Com uma carreira que quase alcança os 50 anos,a Rainha do rock brasileiro chegou aos 64 anos no 31 de Dezembro,Rita chega a terceira idade com a cabeça jovem e fazendo um som cada vez mais Pop e Jovem,seu último disco "REZA" da provas disso apesar de algumas letras um tanto deprê mas sem cair na melâncolia como nas faixas"Divagando" "Tô um Lixo" "Vidinha" ou quando ela volta a ser engraçada e critica como "Tutti-Fuditti"uma satira aos dias atuais inspirada num hith dos anos 60 da Rita Pavone,ela diz que é uma homenagem a cantora italiana e "Gororoba" .Reza é o 34º álbum da cantoraem 2012 pela gravadora Biscoito Fino. O álbum foi produzido por Roberto de Carvalho e por Apollo Nove.Em Março de 2012, Reza foi confirmada como o primeiro single oficial, sendo disponibilizado em download digital no iTunes.

Pouco tempo após seu lançamento, o single iniciou sua entrada nas rádios de todo o Brasil e emplacou nas paradas regionais do Rio de Janeiro, permanecendo na primeira posição por várias semanas. Reza debutou na nona posição do Top Music Charts no iTunes Brasil, na frente de sucessos como Moves Like Jagger, da banda americana Maroon 5, e Set Fire To The Rain, da cantora britânica Adele. Devido ao grande índice de downloads, chega a emplacar a terceira posição, tendo esta como seu pico. O single também alcança 1º lugar entre as músicas mais vendidas na categoria MPB.

Nas semanas seguintes, o single sofre quedas, despencando do Top 40, mas algumas semanas depois, sobe na parada devido a sua inclusão na trilha sonora da novela Avenida Brasil da Rede Globo, chegando a nona posição. Reza atualmente permanece no Top 40 do Top Music Charts. Consequentemente, hits como Amor & Sexo, Mania de Você, Ovelha Negra e Dançar Para Nao Dançar recebem uma grande quantidade de downloads. Mania de Você chegou a alcançar a quinta posição.

Reza debutou na posição 97 da Hot 100 e escalou para a posição 71.




Rita Lee passou da inovação e do gueto musical do final dos anos 60 e anos 70 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 80 e já cantou com praticamente todos os músicos mais prestigiados do país, de Elis Regina a Cássia Eller. Em 1976, ela começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro de suas mais canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. O casal se casou no civil em 1996. Ambos tiveram o filho Beto Lee, também guitarrista, que tem tocado com os pais. Rita Lee também é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.Ela foi educada no colégio francês paulistano Liceu Pasteur, e hoje fala fluentemente português, inglês, francês, espanhol e italiano. Também chegou a cursar Comunicação Social na Universidade de São Paulo em 1967, na mesma turma da atriz Regina Duarte, mas deixou a universidade durante o primeiro período.Suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby Peixoto, Ângela Maria, Tito Madi e João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa por influência dos país.Em 1963, forma-se um conjunto com mais duas garotas, as Teenage Singers (Cantoras Adolescentes), que participam de shows e de festas colegiais. No ano seguinte elas conhecem um trio masculino, Wooden Faces. Os dois grupos se juntam, formando o Six Sided Rockers, banda que depois se chamará O'Seis,
que chega a gravar um disco compacto com duas músicas. Com a saída de três componentes, sobram Rita, Arnaldo e Sérgio que passam a se chamar "Os Bruxos". Por sugestão de Ronnie Von, o grupo passou a chamar-se "Os Mutantes".Os Mutantes (1966-1972)

Por um período de seis anos, Rita Lee foi, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, integrante da banda Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão, além de performances bissextas no sintetizador, no banjo e manipulando bizarrices como um gravador portátil (como na música "Caminhante Noturno") e uma bomba de dedetização (em "Le Premier Bonheur du Jour") e sendo letrista. Em 1967, a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira da (TV Record) na apresentação da canção antológica "Domingo no parque". Foram gravados seis álbuns (tendo o primeiro, de 1968, como uns dos álbuns mais importantes da história da música brasileira), que deram origem a hits como "A Minha Menina", "Dom Quixote", "Balada do Louco", "Dois Mil e Um" (primeira música a misturar o som sertanejo com rock'n roll) e o mais relevante: "Ando Meio Desligado". A mesma foi uma das músicas mais tocadas e vendidas do ano de 1970. Entre 1968 e 1972, Rita Lee foi casada com o companheiro de banda Arnaldo (o divórcio seria assinado somente em 1977).



Acompanhada dos componentes dos Mutantes, Lee gravou dois discos solo. O primeiro foi Build Up (1970), que originalmente era o repertório de um show que foi feito exclusivamente para uma edição da Fenit (feira de moda de São Paulo). Deste disco saiu seu primeiro single solo, José (uma versão de Nara Leão para o hino francês "Joseph"). O segundo disco Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972), foi lançado com o seu nome pois Os Mutantes já tinham lançado disco naquele ano.

Em decorrência do fim de seu casamento com Arnaldo e incompatibilidades artísticas com os rumos que a banda estava tomando, Rita sai do grupo. Até hoje, Rita alega que foi expulsa dos Mutantes. Dentre distintas histórias e controvérsias, ela alegava que seus companheiros achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda.


Depois de um curto período de depressão, formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo folk rock, As Cilibrinas do Éden, cuja única gravação, ao vivo, no festival Phono 73, foi lançada recentemente, mais de 35 anos depois. Uma das músicas da dupla daria origem ao single Shangrilá, em 1980.

Rita e Lúcia desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti com Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, entre outros. Rita, além de cantar, tocou piano, sintetizador, gaita e violão. Um contrato com a gravadora Philips é assinado, mas esta exige que o grupo assine como "Rita Lee & Tutti-Frutti".

Durante a gravação do primeiro disco, Atrás do Porto Tem uma Cidade, Lúcia Turnbull deixa o grupo. Juntamente com o disco, é lançado o single Menino Bonito, que se torna a primeira música da banda a entrar na parada nacional, fazendo um amplo sucesso. Mamãe Natureza (primeira música composta por Rita após sua saída dos Mutantes) e Ando Jururu emplacaram paradas regionais somente, não tendo repercussão igualmente sucedida como o single antecessor.
Com o disco Fruto Proibido, lançado em 1975 pela Som Livre, Rita Lee alcança consagração nacional. O primeiro single, "Agora só Falta Você" chega a segunda posição na parada nacional e instantaneamente se torna um grande sucesso. "Esse Tal de Roque Enrow", "Luz del Fuego" e "Dançar Pra Não Dançar" também foram bem-recebidas pelas rádios, chegando a posições relevantes. Surpreendentemente, o último single, "Ovelha Negra", torna-se um sucesso inesperado quando emplaca a primeira posição da parada nacional no mesmo ano. Segundo a revista Rolling Stone, a música foi a primeira a citar o evento dos "filhos saírem da casa dos pais" e por isso teve tal repercussão estrondosa. Fruto Proibido, considerado uma obra prima do rock nacional, torna-se uma espécie de manual para fazer-se rock em português e chega a vender mais de 700 mil cópias, sendo certificado como platina duplo.
O terceiro disco, Entradas e Bandeiras, é lançado em 1976. O single "Coisas da Vida" atinge a décima posição na parada radiofônica nacional e se torna uma das mais tocadas do ano. Outros singles foram "Corista de Rock" e "Com a Boca No Mundo". O disco também contava com a faixa "Bruxa Amarela" que foi composta por Raul Seixas e Paulo Coelho. Devido a uma crise de estresse, Lee fica afastada do processo de mixagem deste disco, fato que ocasiona em um som mais pesado com a nítida predominância da guitarra de Carlini. Apesar de não fazer tanto sucesso quanto o seu antecessor, "Entradas e Bandeiras" também é certificado como platina duplo. .No mesmo ano conhece o músico carioca Roberto de Carvalho e inicia uma parceria musical/amorosa de sucesso, que segue até os dias atuais.
Com o namorado definitivamente incorporado à banda, Rita mesmo grávida, sai em turnê com Gilberto Gil. O show, denominado Refestança, foi registrado em disco gravado AO VIVO, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show. Rita dá à luz seu primeiro filho, Beto Lee em 1977, seguido por João em 1979, e Antônio em 1981, todos tendo Roberto de Carvalho como pai.
Em 1978, a banda lança o disco Babilônia, que produziu os singles bem-sucedidos "Jardins da Babilônia", "Agora é Moda" e "Eu & Meu Gato". Outro destaque do disco foi a futurista "Miss Brasil 2000". Babilônia tem sido considerado por muitos como o último disco puramente de rock de Rita. Depois do lançamento do disco, a banda se desfez. O nome "Tutti Frutti" foi registrado por um dos integrantes, cujo obejetivo era obrigar a saída de outro. Rita reformulou a banda e colocou na estrada o show "Rita Lee & Cães e Gatos", nome dado devido às brigas internas durante os ensaios. Esse show deu origem a um dos primeiros álbuns piratas do Brasil, hoje, artigo de colecionador.
A partir de 1979, Rita e Roberto começam a fazer discos e shows juntos - no formato dupla dinâmica - e inauguram uma fase superpop, de enorme empatia popular. Desenvolvem um estilo único, que se manifesta em vários álbuns desde então, os quais extrapolam as fronteiras de nosso país. Rolam mega espetáculos, diversos especiais para a Rede Globo num sucesso maciço de vendas e execução em rádios. O primeiro trabalho em disco da dupla Lee/Carvalho foi o álbum Rita Lee, mais conhecido por Mania de Você, de 1979, album que obteve enorme sucesso com canções (além desse mega hit que deu nome ao disco) como "Doce Vampiro", "Chega Mais", "Papai Me Empresta o Carro" e "Corre-Corre" entre outras tantas. No Brasil, Rita se transforma em mania nacional.
A grande dúvida da mídia na época era se essa febre iria durar até o próximo verão. A resposta veio com o disco seguinte, o histórico Rita Lee de 1980, mais conhecido pelo seu hit Lança Perfume. Do repertório fazem parte canções como (além da própria Lança Perfume), "Baila Comigo", "Nem Luxo Nem Lixo", "Orra Meu", "Shangrilá" e "Bem-me-quer". Lança Perfume estaciona por 2 meses em 1º lugar nas paradas de sucesso da França, chega em sétimo lugar da parada da Billboard e é lançado com grande êxito em vários países da Europa e América Latina. Até o Príncipe Charles da Inglaterra passa-se por excêntrico ao dizer que sua cantora favorita seria Rita Lee.
Em 1981 gravam o álbum Saúde, e o sucesso continua em músicas como a titular "Saúde", "Atlântida", "Banho de Espuma", e "Mutante". Seguem-se através dos anos hits como Flagra, Cor de Rosa Choque ,Só de Você, On the Rocks, Desculpe o Auê, Vírus do Amor, Bwana, Pega Rapaz, Perto do Fogo, Livre Outra Vez, Caso Sério, Barata Tonta, etc.


DISCOGRAFIA DA RITA LEE:

Álbuns de estúdio


Ano Álbum
1970 Build Up -
1972 Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida
1979 Rita Lee
1980 Rita Lee
1981 Saúde
1982 Rita Lee e Roberto de Carvalho
1982 Baila Conmigo em Espanhol
1983 Bombom
1985 Rita e Roberto
1987 Flerte Fatal
1988 Zona Zen
1990 Rita Lee e Roberto de Carvalho
1993 Todas as Mulheres do Mundo
1997 Santa Rita de Sampa
2000 3001
2001 Aqui, Ali, em Qualquer Lugar
2003 Balacobaco
2012 Reza

Ao Vivo


Ano Álbum
1977 Refestança (com Gilberto Gil e Tutti Frutti)
1991 Rita Lee em Bossa 'n' Roll
1995 A Marca da Zorra
1998 Acústico MTV Rita Lee
2004 Rita Lee MTV Ao Vivo
2009 Rita Lee Multishow Ao Vivo




Com Os Mutantes

Ano Álbum
1968 Os Mutantes
1968 Tropicália ou Panis et Circenses
1969 Mutantes
1970 A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado
1971 Jardim Elétrico
1972 Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets
2000 Tecnicolor (Gravado em 1970)

Com o Tutti Frutti

Ano Álbum
1974 Atrás do Porto Tem uma Cidade
1975 Fruto Proibido
1976 Entradas e Bandeiras
1978 Babilônia

DVD
Ano Álbum
1998 Acústico MTV Rita Lee
2004 Rita Lee MTV Ao Vivo
2006 Rita Lee Jones (Série Grandes Nomes 1980
2007 Biograffiti
2009 Rita Lee Multishow Ao Vivo



Compactos




1976 - Lá Vou Eu (com Tutti Frutti)
1977 - Arrombou a festa (com Tutti Frutti) 250 mil cópias
1980 - Lança Pefume(Duplo) Brasil
1981 - Lanza Perfume (Lança Perfume)(12"/Instrumental)E.U.A./Europa
1982 - Saúde (Saúde/Favorita/Mutante/Banho de Espuma) Brasil
1982 - Atlantica (Atlântida) (12"/Instrumental)França
1983 - Desculpe o Auê/Yoko Ono (Em Espanhol)

Coletâneas

1976 - O Melhor de Rita Lee (Inclui duas faixas inéditas)
1978 - Nova História da M.P.B. Rita Lee, Ney Matogrosso & Mutantes (Revista + Mini Lp)
1979 - Gala Apresenta:O Melhor de Rita Lee
1981 - O Melhor de Ritta Lee (Inclui duas faixas inéditas)
1982 - O Brilho do Encontro Rita Lee & Erasmo Carlos (Inclui um dueto inédito)
1984 - Rita Hits (Dois Pout Pourri Remixados, Lado A e Lado B)
1986 - Rita Lee: Tratos à Bola
1986 - Os Mutantes: Algo Mais
1988 - Grandes Sucessos de Rita Lee & Roberto
1992 - Rita Lee: Lança Perfume e Outras Manias
1994 - Os Mutantes - Personalidade
1994 - Meus Momentos
1995 - Os Mutantes - Minha História
1996 - Os Mutantes - Obras Primas
1996 - Meus Momentos (Volume 2) (Hits & raridades) - PLATINA
1996 - Rita Lee (Série Perfomance)
1996 - MPB Compositores
1997 - Os Mutantes - Grandes da Música
1997 - Os Grandes da MPB
1998 - Os Mutantes - Millenium
1999 - Os Mutantes - Everyrhing is Possible - The Best Of Os Mutantes
2000 - Rita ReLeeda (Remixes Oficiais)
2001 - Para Sempre*
2002 - Novelas (Incluindo uma Versão Remix Inédita)
2004 - Rita Lee (Série Retratos) (CD 'Rita Hits' relançado como Série Retratos)
2005 - Os Mutantes - Novo Millenium (CD 'Millenium' relançado como Série Novo Millenium)
2005 - Rita Lee Hits
2005 - O Melhor de Rita Lee(Lançado em Portugal)
2006 - Os Mutantes - A Arte dos Mutantes
2006 - Os Mutantes - De Volta ao Planeta dos Mutantes (CD Duplo)
2007 - Perfil








Televisão

Rita participou das novelas globais como Top Model, Vamp, Celebridade e Ti ti ti e do sitcom Sai de Baixo. Além de ter sido uma das apresentadoras do programa Saia Justa e ter apresentado os programa TVLeeZão e Madame Lee.

Em Top Model (1989), escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon, Rita era Maria Regina, a esotérica Belatrix, uma das ex-mulheres do surfista Gaspar, interpretado por Nuno Leal Maia.

Em Vamp (1991) (também escrita por Calmon), Rita era a roqueira-vampira Lita Ree, amiga da protagonista Natasha, interpretada por Cláudia Ohana, em um show fictício, dentro da novela, Cláudia e Rita, Natasha e Lita respectivamente, cantaram juntas o grande sucesso Doce Vampiro.

Ainda no anos de 1991, Rita teve um programa na MTV Brasil intitulado TVLeeZão.

Em 1997, participou do sitcom Sai de Baixo no episódio "Presepada de Natal", Rita era Scarlet Antibes, uma prima de Caco Antibes, interpretado por Miguel Falabella.

Em abril de 2002, passa a co-apresentar o programa de televisão Saia Justa, no canal pago GNT (Globosat), ao lado de Mônica Waldvogel, Marisa Orth e Fernanda Young, Rita se despediu do programa em maio de 2004.

Em Celebridade (2003) Rita fez uma participação especial como ela mesma e contracenou com Maria Clara, interpretada por Mallu Mader.


De setembro a dezembro de 2005, comandou, ao lado do marido Roberto de Carvalho, o talk-show Madame Lee também no no canal pago GNT.

Em maio de 2010, Rita Lee é convidada pelo diretor global Jorge Fernando para regravar seu sucesso de 1985, TiTiTi. A música foi usada na abertura do remake da novela Ti Ti Ti no horário das 19 horas. Rita Lee fez uma participação no último capitulo da novela, fazendo um show, cantando a música de abertura da novela.

GRANDES TRILHAS DE NOVELAS
Disco Vinil * Os Inocentes Trilha Sonora Novela Tv Tupi

FAIXAS:"Abertura" - John Barry-Moore
"Believe Me, Darling" - Pete Dunaway
"De Amor Eu Morrerei" - Gal Costa
"Believe Me, Darling (Instrumental)" - John Barry-Moore
"Tema de Juliana" - Mathuzalen
"Just Fancy That" - Gary Glitter
"Porque Te Amo (Perche Ti Amo)" - Celso Ricardi
"Let's Try Again" - Cynthia
"Até Quem Sabe" - Zé Luís
"Love Is In Motion" - Stories
"As Coisas Que Eu Gosto" - Renato Teixeira
"Canção Primeira" - Geraldo Vandré


CURIOSIDADES DESTA NOVELA DA TUPI:

Yvani Ribeiro contou com a ajuda do marido, Dárcio Ferreira, para escrever a novela, principalmente a partir da metade, já que a TV Tupi tinha outros planos e pediu a ela uma outra novela - A Barba Azul.
Foi uma das primeiras telenovelas coloridas da TV Tupi.
Sua triha sonora mesclava canções americanas com brasileiras. A música tema era um instrumental de John Barry-Moore, mas os cantores Geraldo Vandré, Renato Teixeira, Gal Costa, Mathuzalem e Zé Luís também participavam da trilha. Na capa, tinha a protagonista Cleyde Yáconis andando a cavalo, numa bela foto em preto e branco.A novela conseguiu atingir um índice de audiência de 61%, superando novelas exibida no mesmo horário da Rede Globo, O Semideus e Fogo Sobre Terra.Os Inocentes foi prodzida e exibida pela Rede Tupi de fevereiro a setembro de 1974,Direção Carlos Zara e Edson Braga.Tinha um elenco espetacular:
Cleyde Yáconis - Juliana
Rolando Boldrin - Otávio
Cláudio Corrêa e Castro - Padre João
Maria Estela - Hortência
Tony Ramos - Marcelo
Adriano Reys - Dr. Mário
Ana Rosa - Sofia
Luis Gustavo - Vitor
Márcia Maria - Marina
Elaine Cristina - Daisy
Jonas Mello - Jarbas
Sílvio Rocha - Durval
Laura Cardoso - Guiomar
Paulo Figueiredo - Renato
Lucy Meirelles - Isabel
Serafim Gonzalez - Salvador
Léa Camargo - Yolanda
Adoniran Barbosa - Dominguinho
Osmano Cardoso - Dr. Bomfim
Eudosia Acuña - Irene
Régis Monteiro - Maneco

Participações:

Karin Rodrigues - Maria Alice
Gianfrancesco Guarnieri - Chico
Tereza Teller - Lurdinha
Jussara Freire - Gigi
Carminha Brandão - Nazaré


(((( (((((TUPI NEWS))))))))

Mesmo com Latino, “Domingo Legal” vai mal e perde a vice-liderança
class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
Celso Portiolli comanda o “Domingo Legal”

O primeiro domingo do ano não agradou o SBT, e muito menos Celso Portiolli. Mesmo com toda a agitação de Latino e sua banda, Porta dos Desesperados, Top 10 e Telegrama Legal, o dominical marcou apenas 5.1 pontos, mas mesmo com esse índice, o programa foi melhor do que o domingo passado, quando marcou apenas 4.5 pontos.

Nos intervalos da grade de programação, a “Record Kids” e o “Tudo a Ver” garantiram a vice-liderança para a emissora dos bispos. No horário das 11h às 15h, a Record registrou 5.9 pontos.

No mesmo horário, a TV Globo foi líder de audiência com 9.9 pontos.

Os números são prévios e podem sofrer alterações nos consolidados. Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 60 mil televisores na Grande São Paulo.
O Tudo a Ver substituiu o Tudo é Possível

O novo “Tudo a Ver” que estreou hoje, 6, deu certo. O programa que substituiu o “Tudo é Possível” garantiu a vice-liderança isolada para a emissora da Barra Funda.

Com pouco custo para a Record, o programa apostou no humor e se saiu bem. Foram um total de 1,3 ponto de vantagem sobre o SBT.

No horário em que foi exibido das 13h00 às 14h45, o “Tudo a Ver” registrou 6 pontos de média, ante 4.7 da emissora de Silvio Santos. A Globo garantiu a liderança com 9.8.

Os números são prévios e podem sofrer alterações nos consolidados. Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 60 mil televisores na Grande São Paulo – esses dados servem de referência para o mercado publicitário.
No próximo dia 30 estreia a nova superprodução da Record. Assim como “Rei Davi”, foram investidos milhões para fazer a minissérie “José do Egito”.

A produção conta com grandes nomes da emissora como Ângelo Paes Leme, Caio Junqueira, Bianca Rinaldi e a recém contratada e ex-global Samara Felipo.
Na manhã deste último domingo, 06 de janeiro, a exibição do seriado mexicano “Chaves” obteve péssimos índices de audiência e ficou atrás da Rede Record.

No total, a atração do SBT obteve média de apenas 3.9. Enquanto isso, a Record ficou na vice com 4.7 pontos e a Globo, a líder, com 7.3. A Band apareceu em quarta com 0.5.

Cada ponto no Ibope representa cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Os dados são prévios e podem sofrer mudanças no consolidado.




















































Nenhum comentário: