quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um dos maiores sucessos da Tv Tupi "Mulheres de Areia" com Eva Wilma



Mulheres de Areia é uma telenovela brasileira de Ivani Ribeiro, produzida pela antiga Rede Tupi e exibida de março de 1973 a fevereiro de 1974, com direção de Edson Braga e supervisão de Carlos Zara.

O título vem das esculturas de areia da praia de rostos femininos feito pelo personagem Tonho da Lua. O autor real era Serafim Gonzalez, um dos atores do elenco e que repetiria esses trabalhos no remake feito anos depois:

Em 1993, a Rede Globo produziu um remake da novela, também escrita por Ivani, com a colaboração de Solange Castro Neves.
Trama
O jovem Marcos Assunção está de volta à cidade litorânea de Itanhaém para auxiliar nos negócios da família. O rapaz conhece e se apaixona pela doce Ruth, filha de pobres pescadores, mas acaba envolvido por Rachel, a irmã gêmea de Ruth. As irmãs são gêmeas idênticas, mas de personalidades opostas. Enquanto Ruth ama de verdade Marcos, Rachel ambiciona sua posição e fortuna, e mantem o seu relacionamento amoroso com Wanderley, um mau-caráter. Quem percebe tudo isso é o doente mental Tonho da Lua, famoso por esculpir mulheres nas areias da praia, o protegido de Ruth, e que sofre com a perseguição e maldades de Rachel.

Mas Rachel tem que enfrentar Virgílio Assunção, o pai de Marcos, que não aceita o namoro. Virgílo é o homem prepotente que enfrenta problemas dentro de sua casa. Malu, a filha rebelde, o culpa pela morte do noivo, e vive a provocá-lo. Até que a moça conhece o vaqueiro Alaôr, um homem rude, e muda o seu alvo. Alaôr tenta a todo custo domar as impetuosidades de Malu.

Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Rachel, mesmo sabendo que ela está com Marcos só por interesse. A história tem uma reviravolta quando Rachel é dada como morta e Ruth assume a sua personalidade, para ficar ao lado do homem que ama. Mas Rachel não morreu, e planeja a sua volta e a vingança contra a irmã que tomou o seu lugar e todos que estivessem no seu caminho.

Elenco
Eva Wilma - Ruth e Raquel
Carlos Zara - Marcos Assunção
Gianfrancesco Guarnieri - Tonho da Lua
Cláudio Corrêa e Castro - Virgílio Assunção
Cleyde Yáconis - Clarita Assunção
Maria Isabel de Lizandra - Malu Assunção
Antônio Fagundes - Alaor
Sílvio Rocha - Floriano
Lucy Meirelles - Isaura Araújo
Ivan Mesquita - Donato
Newton Prado - Sampaio
Carminha Brandão - Baby
Edgard Franco - Wanderley
Analu Graci - Glorinha
Adoniram Barbosa - Chico Belo
Serafim Gonzalez - Alemão
Maria Estela - Arlete Assunção
Rolando Boldrin - Dr. César
Márcia Maria - Andréa Sampaio
Lisa Vieira - Carola Sampaio
Umberto Magnani - Zé Luís
Paulo Guarnieri - Tonho da Lua (criança)
Abrahão Farc - Marujo
Thereza Santos - Vilma
Raimundo Batista - Servílio
Carlos Nunes - Tito
Paulo Villa - Isidoro
Adoniran Barbosa - Chico Belo
Léa Camargo - Do Carmo
João José Pompeo - Duarte
Haroldo Botta - Jajá
Ana Rosa - Alsira
Carmem Marinho - Paula
Riva Nimitz - Juju
Sérgio Galvão -
Olívia Camargo - Alice
Othon Bastos - Advogado de Ruth
Henrique Martins
Flávio Galvão - Noivo de Malu
Mulheres de areia foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e da televisão brasileira na fase preto-e-branco. O público se fascinava com as cenas nas quais as irmãs gêmeas contracenavam.
Um grande trabalho interpretativo de Eva Wilma vivendo as gêmeas Ruth e Raquel. A atriz recebeu vários prêmios como a melhor do ano por este trabalho.
Outros atores também marcaram a novela, como Gianfrancesco Guarnieri (Tonho da Lua) e o casal Maria Isabel de Lizandra (Malu) e Antonio Fagundes (Alaor) que, como "prêmio" pelo sucesso, protagonizariam juntos a novela "O Machão".
Em 1975, em virtude da comemoração dos 25 anos da TV Tupi, a novela Mulheres de areia foi exibida em um compacto de 3H00 de duração.
O ator Serafim Gonzalez esculpia as estátuas de areia usadas na novela, e deixou uma estátua como lembrança para a cidade litorânea paulista de Itanhaém, onde eram gravadas as externas.
Hoje, restam poucos capítulos da novela. Sobrou em torno de 21 capitulos, que se encontram na Cinemateca Brasileira.
A trilha sonora de Mulheres de Areia foi um recorde de vendas na época.

Nenhum comentário: