quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um dos maiores sucessos da Tv Tupi "Mulheres de Areia" com Eva Wilma



Mulheres de Areia é uma telenovela brasileira de Ivani Ribeiro, produzida pela antiga Rede Tupi e exibida de março de 1973 a fevereiro de 1974, com direção de Edson Braga e supervisão de Carlos Zara.

O título vem das esculturas de areia da praia de rostos femininos feito pelo personagem Tonho da Lua. O autor real era Serafim Gonzalez, um dos atores do elenco e que repetiria esses trabalhos no remake feito anos depois:

Em 1993, a Rede Globo produziu um remake da novela, também escrita por Ivani, com a colaboração de Solange Castro Neves.
Trama
O jovem Marcos Assunção está de volta à cidade litorânea de Itanhaém para auxiliar nos negócios da família. O rapaz conhece e se apaixona pela doce Ruth, filha de pobres pescadores, mas acaba envolvido por Rachel, a irmã gêmea de Ruth. As irmãs são gêmeas idênticas, mas de personalidades opostas. Enquanto Ruth ama de verdade Marcos, Rachel ambiciona sua posição e fortuna, e mantem o seu relacionamento amoroso com Wanderley, um mau-caráter. Quem percebe tudo isso é o doente mental Tonho da Lua, famoso por esculpir mulheres nas areias da praia, o protegido de Ruth, e que sofre com a perseguição e maldades de Rachel.

Mas Rachel tem que enfrentar Virgílio Assunção, o pai de Marcos, que não aceita o namoro. Virgílo é o homem prepotente que enfrenta problemas dentro de sua casa. Malu, a filha rebelde, o culpa pela morte do noivo, e vive a provocá-lo. Até que a moça conhece o vaqueiro Alaôr, um homem rude, e muda o seu alvo. Alaôr tenta a todo custo domar as impetuosidades de Malu.

Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Rachel, mesmo sabendo que ela está com Marcos só por interesse. A história tem uma reviravolta quando Rachel é dada como morta e Ruth assume a sua personalidade, para ficar ao lado do homem que ama. Mas Rachel não morreu, e planeja a sua volta e a vingança contra a irmã que tomou o seu lugar e todos que estivessem no seu caminho.

Elenco
Eva Wilma - Ruth e Raquel
Carlos Zara - Marcos Assunção
Gianfrancesco Guarnieri - Tonho da Lua
Cláudio Corrêa e Castro - Virgílio Assunção
Cleyde Yáconis - Clarita Assunção
Maria Isabel de Lizandra - Malu Assunção
Antônio Fagundes - Alaor
Sílvio Rocha - Floriano
Lucy Meirelles - Isaura Araújo
Ivan Mesquita - Donato
Newton Prado - Sampaio
Carminha Brandão - Baby
Edgard Franco - Wanderley
Analu Graci - Glorinha
Adoniram Barbosa - Chico Belo
Serafim Gonzalez - Alemão
Maria Estela - Arlete Assunção
Rolando Boldrin - Dr. César
Márcia Maria - Andréa Sampaio
Lisa Vieira - Carola Sampaio
Umberto Magnani - Zé Luís
Paulo Guarnieri - Tonho da Lua (criança)
Abrahão Farc - Marujo
Thereza Santos - Vilma
Raimundo Batista - Servílio
Carlos Nunes - Tito
Paulo Villa - Isidoro
Adoniran Barbosa - Chico Belo
Léa Camargo - Do Carmo
João José Pompeo - Duarte
Haroldo Botta - Jajá
Ana Rosa - Alsira
Carmem Marinho - Paula
Riva Nimitz - Juju
Sérgio Galvão -
Olívia Camargo - Alice
Othon Bastos - Advogado de Ruth
Henrique Martins
Flávio Galvão - Noivo de Malu
Mulheres de areia foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e da televisão brasileira na fase preto-e-branco. O público se fascinava com as cenas nas quais as irmãs gêmeas contracenavam.
Um grande trabalho interpretativo de Eva Wilma vivendo as gêmeas Ruth e Raquel. A atriz recebeu vários prêmios como a melhor do ano por este trabalho.
Outros atores também marcaram a novela, como Gianfrancesco Guarnieri (Tonho da Lua) e o casal Maria Isabel de Lizandra (Malu) e Antonio Fagundes (Alaor) que, como "prêmio" pelo sucesso, protagonizariam juntos a novela "O Machão".
Em 1975, em virtude da comemoração dos 25 anos da TV Tupi, a novela Mulheres de areia foi exibida em um compacto de 3H00 de duração.
O ator Serafim Gonzalez esculpia as estátuas de areia usadas na novela, e deixou uma estátua como lembrança para a cidade litorânea paulista de Itanhaém, onde eram gravadas as externas.
Hoje, restam poucos capítulos da novela. Sobrou em torno de 21 capitulos, que se encontram na Cinemateca Brasileira.
A trilha sonora de Mulheres de Areia foi um recorde de vendas na época.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Thunderbirds


Criada na Inglaterra nos anos 60 pela dupla Gerry e Sylvia Anderson, esta foi uma série de TV que deixou muitas saudades, sendo exibida na antiga TV Tupi nos anos 70 e posteriormente pelo SBT nos anos 90, com nova dublagem. Os heróis da aventura, os bravos integrantes da família Tracy eram marionetes. Em 1965, época em que o programa foi produzido, não havia computador e tudo tinha de ser feito à mão, inclusive os cenários que eram montados em escala reduzida.

Jornada nas Estrelas(Guia de emissoras que exibiram a série no Brasil


1967 / 1969 - TV Excelsior (Primeira e Segunda Temporada)

1970 / 1972 - TV Globo (Série "quase" Completa, porém, fora da ordem de exibição)

1974 / 1977 - TV Tupi (Em cores, porém somente as duas primeiras temporadas)

1981 / 1983 - TV Bandeirantes (Somente as duas primeiras temporadas - Qualidade de dublagem da AIC já impedia a exibição da terceira temporada, última reprise com dublagem da AIC)

1989 / 1990 - TV Manchete (Já com a nova dublagem da VTI, porém, a TV Manchete só encomenda a dublagem das duas primeiras temporadas)

1991 - TV Corcovado (Simples reprise das temporadas encomendadas da TV Manchete)

1993 - TV Record

1998 / 1999 - Band (USA Encomenda a dublagem da terceira temporada; Band exibe toda a série original de acordo com a ordem de exibição nos EUA)

2001/ 2003 - Rede 21

2007 / 2009 - RBTV
2009/2010-REDE BRASIL
2011(?) - RedeTV! - (Totalmente remasterizada em HD)

Essas são as exibições mais relevantes da Série na TV Aberta no Brasil

E as noivas chegaram


E as noivas chegaram foi uma série de TV norte-americana, apresentada originalmente de 25 de setembro de 1968 a 18 de setembro de 1970 pela rede de televisão ABC, num total de 53 episódios. No Brasil foi apresentado pela primeira vez na TV Tupi na década de 70. A História se passa no ano de 1870, quando os irmão Bolt estavam prestes a perder sua fazenda e sua floresta, pois seus lenhadores se sentiam abandonados, longe de suas famílias e a maioria deles solteiros.

Ramar das Selvas


Ramar das Selvas ou Ramar of the Jungle foi uma série de aventuras norte-americana, apresentada originalmente pela Syndicated American Television entre 1952 a 1954, protagonizado por John Hall como o cientista Dr. Tom Reynolds, também conhecido como Ramar, juntamente com o professor Howard Ogden, interpretado por Ray Montgomery, como seu amigo e assistente.Em todas as série Ramar era acompanhado por um guia: Nick Stewart como Willy no continente africano; James Fairfax como Charlie, também na África e Victor Millan como Zahir no território indiano, e em alguns episódios aparecia um macaco chamado Babette.São quatro séries principais, contendo 13 capítulos cada uma, totalizando 52 episódios de aproximadamente 25 minutos cada. Esta série é apontada por vários autores como sendo uma tentativa de fazer frente a Jim das Selvas e também a de pegar uma "carona" no sucesso do outro. As semelhanças entre ambas as séries são notórias, mas não deixa de ser um filme interessante. Atualmente suas fitas são disputadas pelos colecionadores. No Brasil esta série foi exibida no final dos anos 60 pela antiga TV Tupi.
Episódios



Blind Peril

The Blue Treasure

The Bride of the Idol

The Burning Barrier

Call to Danger

Contraband

The Crocodile God of Kaa

Curse of the Devil Doll

Danger in Disguise

Dark Justice

Dark Venture

The Devil Soul

The Doomed Safari

Drums of Doom

Drums of the Jungle

Evil Strangers

Evil Trek

The Flaming Mountain

The Flower of Doom

The Forbidden Village

The Golden Tablet

The Hidden Treasure

Ido Voo-Doo

Jungle Terror

Jungle Treasuere

Jungle Vengeance

King of the Watus

Lady of the Leopards

The Los Safari

The Mark of Shaitan

Mark of the Bola

The Mask of Kreenah

The Mystic Pawn

The Road of No Return

The Sacred Monkey

Savage Fury

Striped Fury

Thunder over Sangland

The Tiger´s Claw

Trail to Danger

The Tree of Death

Tribal Feud

The Unknown Terror

Um of Destiny

Valley of No Return

The Voice in the Sky

Voice of the Past

White Man´s Magic

White Savages

Zombie Terror